Toyota retomará produção no Brasil em novembro; motores virão do Japão
Fábrica de motores da Toyota, em Porto Feliz (SP), teve a cobertura arrancada pelo vento Vinicius Rogillim/Arquivo Pessoal A Toyota do Brasil vai retomar a pro...

Fábrica de motores da Toyota, em Porto Feliz (SP), teve a cobertura arrancada pelo vento Vinicius Rogillim/Arquivo Pessoal A Toyota do Brasil vai retomar a produção de veículos nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba apenas em novembro, após mais de um mês de paralisação. A informação foi anunciada pelo presidente da companhia, Evandro Maggio, ao g1, nesta sexta-feira (3). As três fábricas da Toyota no Brasil, todas situadas no estado de São Paulo, estão paradas desde setembro, após uma tempestade com ventos de até 90 km/h atingir a unidade de Porto Feliz. (Entenda mais abaixo) ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Carros no WhatsApp A fábrica de Porto Feliz, responsável pela produção e fornecimento de motores para as demais unidades, segue parada e sem previsão de retomada. A planta produz 205 mil unidades por ano, cerca de 800 por dia. Deste total, 21 mil são exportados para os Estados Unidos. “A unidade continuará parada porque os danos foram severos. Em Indaiatuba e Sorocaba, a produção voltará de forma gradual, priorizando a segurança das pessoas e a qualidade dos veículos”, disse o executivo. Para viabilizar a retomada da produção nas demais fábricas, a Toyota vai importar motores do Japão. Segundo Maggio, no entanto, ainda não foi definida a quantidade exata de motores a serem importados, uma vez que a demanda será avaliada mês a mês. De acordo com o presidente da Toyota, os primeiros modelos a voltarem à linha de montagem serão o Corolla e o Corolla Cross, dois dos mais vendidos da marca. Inicialmente, no entanto, a produção será voltada apenas para as versões híbridas flex. A previsão é que as versões convencionais dos dois modelos e os demais carros a combustão — flex e gasolina —, só voltem a ser produzidos no país entre janeiro e fevereiro de 2026. O Yaris hatch também deve entrar na linha de montagem nesse período, mas sua produção será voltada à exportação, já que o modelo deixou de ser vendido no Brasil. 🔎 Veja os modelos que voltam à produção em novembro: Corolla GLi HEV: R$ 189.000; Corolla Altis Premium: R$ 199.990; Corolla Cross XRX: R$ 219.890. Temporal destelha fábrica de motores e carro capotado durante temporal em Porto Feliz LEIA MAIS Expansão, novos carros e desmanche: os planos da Toyota para os R$ 11,5 bilhões em investimentos no Brasil Volkswagen T-Cross é o SUV mais vendido até setembro; veja o ranking Férias emergenciais Após os danos causados pelo vendaval, a Toyota iniciou, em 24 de setembro, negociações com sindicatos para preservar empregos nas três unidades. Assim, todos os trabalhadores foram colocados em férias emergenciais até 20 de outubro. Com a nova previsão de retomada das fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, no entanto, os planos mudaram: Indaiatuba: os 1.500 empregados voltarão ao trabalho em 21 de outubro; Sorocaba: os 5.800 voltarão ao trabalho em 21 de outubro; Porto Feliz: os 800 funcionários seguirão em layoff (suspensão temporária do contrato) por tempo indeterminado. Tempestade em Porto Feliz Após a tempestade de 22 de setembro, a Toyota suspendeu a produção de motores em Porto Feliz no dia seguinte. A unidade fica entre as fábricas de Indaiatuba e Sorocaba e é fundamental para o funcionamento das demais fábricas, já que fornece os motores. Temporal e ventania causou estragos em uma fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) Régis Rosa/TV TEM “O plano de novembro e dezembro é recuperar o volume de híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro”, informou Maggio. O incidente ocorreu em um momento de forte desempenho do Corolla Cross, que foi o SUV mais vendido no Brasil pelo segundo mês consecutivo em setembro, à frente de Honda HR-V e Volkswagen T-Cross. Apesar dos danos estruturais no prédio, os equipamentos foram preservados. “As máquinas tiveram apenas danos superficiais. Vamos transferi-las para outro local, na mesma área da fábrica de Porto Feliz, para evitar novos riscos”, explicou. Os operários trabalham na remoção dos escombros, mas a área ainda é considerada de risco. O prejuízo não foi contabilizado. Ainda não há data para retomada da produção de motores. “Nossa prioridade é restabelecer a operação. Precisamos manter a cadeia produtiva funcionando, já que fornecedores e concessionárias dependem de nós. A produção voltará gradualmente”, disse o presidente da Toyota. Maggio destacou que, apesar do impacto da tempestade, não houve fatalidades. “Todos os colaboradores estão bem. Os 18 feridos receberam atendimento imediato e seguem acompanhados, tanto física quando psicologicamente”, afirmou. “Estamos recebendo apoio da matriz e de fornecedores no mundo todo. Isso nos dá confiança para avançar na recuperação e manter nosso compromisso com a mobilidade sustentável na região”, completou. A retomada das fábricas da Toyota ocorre em meio aos planos de expansão e investimento da companhia. Como já foi divulgado pelo g1, a expectativa é que a fábrica de Indaiatuba seja desativada até julho de 2026. Os carros que atualmente são produzidos em Indaiatuba passarão para uma nova unidade da marca, também localizada em Sorocaba. A fábrica, chamada de "Sorocaba 2", está em construção e será concluída no segundo semestre do ano que vem. Na fábrica de Sorocaba 1, são produzidos o Corolla Cross e o Yaris para exportação. O Yaris Cross, que ainda terá o lançamento anunciado pela Toyota (veja abaixo), também será fabricado lá. Empresa adia lançamento do Yari Cross Com a retomada parcial da produção no Brasil, a empresa ainda não definiu uma nova data para o lançamento do Yaris Cross, previsto inicialmente para o fim de outubro. O modelo deve concorrer com Honda WR-V, Renault Kardian e Volkswagen Tera. Toyota Yaris Cross divulgação/Toyota O Yaris Cross terá motor 1.5 híbrido flex de injeção direta, diferente do 1.8 híbrido utilizado no Corolla e Corolla Cross. Segundo o presidente da Toyota, a empresa avalia alternativas no exterior para a produção desse motor. A estrutura ferramental para produção desse motor, conforme Maggio, será a última etapa na recuperação da Toyota após o vendaval. Hiace: chegou a Sprinter da Toyota