Pedágios free flow começam a operar em novembro no Alto Tietê, diz governo
Mogi das Cruzes e Arujá querem isenção para moradores das cidades em pedágio Free Flow As cobranças do pedágio free flow começam a valer em novembro na M...

Mogi das Cruzes e Arujá querem isenção para moradores das cidades em pedágio Free Flow As cobranças do pedágio free flow começam a valer em novembro na Mogi-Dutra (SP-88) e na Mogi-Bertioga (SP-98). A previsão é da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo (SPI). Os pórticos já foram instalados na região. A cobrança é alvo de críticas dos moradores de Mogi das Cruzes e Arujá. A Mogi-Dutra é a principal ligação entre os municípios. A rodovia é também o principal acesso dos moradores de diversos condomínios que ficam na região da estrada da Pedreira ao centro de Mogi (veja mais detahes abaixo). A SPI destacou que a concessão do Lote Litoral Paulista foi precedida de amplo diálogo com os gestores municipais da região e debate com a população por meio da realização de consulta e audiências públicas (veja nota completa abaixo). O modelo não contará com praças ou cancelas e promete modernizar o sistema de cobrança de pedágios no Estado. O sistema eletrônico identifica a placa do veículo ou tag e efetua a cobrança, sem necessidade das estruturas tradicionais. Na Mogi-Dutra os equipamentos estarão no km 38, no sentido Mogi das Cruzes (pórtico P2 norte), e no km 40, no sentido Arujá (pórtico p2 sul). Na Mogi-Bertioga o pórtico P3 será instalado no km 92, em Bertioga. ✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga estão incluídas em estudos de concessão do lote Litoral Paulista Reprodução/TV Diário De acordo com a Concessionária Novo Litoral (CNL), o valor na Mogi-Dutra será de cerca R$ 2, enquanto que na Mogi-Bertioga o valor deve se aproximar dos R$ 7. Motocicletas serão isentos de todo o sistema. A CNL informou que o contrato prevê que os moradores do Distrito do Taboão, em Mogi das Cruzes, também serão isentos da tarifa. Ela ocorrerá somente para o pórtico P2 nos dois sentidos. Para o usuário que tem como destino a Estrada da Pedreira, o projeto prevê um desconto de até 70%. O condutor pagará apenas pelo trecho percorrido pela SP-88, que deve resultar em uma tarifa de R$ 0,60. A empresa reforçou ainda que a medida não implicará na cobrança para deslocamentos para dentro do município. Desta forma, quem mora em localidades próximas da Estrada da Pedreira e moradores do Condomínio Aruã não passarão pelo equipamento, uma vez que ele está instalado no sentido oposto ao Centro. "A tarifa somente será aplicada a quem seguir em direção a Arujá ou acessar a Rodovia Ayrton Senna", disse a CNL. Leia também Pedágio na Mogi-Dutra terá desconto para moradores da região da Estrada da Pedreira, diz concessionária Governador de SP confirma pedágios na Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga: 'o modelo está pronto' 'Free flow': pedágio 'sem cancela' será adotado em concessão de rodovias do Alto Tietê e litoral paulista Consórcio vence leilão de concessão de rodovias que prevê pedágios no Alto Tietê e litoral paulista Anúncio de cobrança de pedágio nas rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga revolta motoristas e políticos A Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) tem a responsabilidade de elaborar modelos de concessões, permissões e autorizações. O Diário TV 1ª edição questionou a Artesp se moradores de Arujá que residem às margens da Mogi-Dutra, mas obteve resposta. Críticas A instalação dos pedágios nas rodovias é criticada pela população. Para a autônoma Rose Amaral não há justificativa para a cobrança. "Não concordo, assim como muitas outras pessoas também não concordam. Nossa rodovia existe há anos. Não justifica um ampliação que vá chegar até Santos que nós pagamos essa conta. O governo precisa rever isso. Temos que ser isentados. E o nosso direito de ir e vir? Muitas pessoas trabalham ou estudo em Arujá ou Mogi. Imagina o custo de cada um", critica. A falta de diálogo é o ponto criticado pela educadora física Adrianny Verçosa. Ela participou de uma audência pública que aconteceu na capital. "Esperei quatro horas para falar. Não escutaram nada, estavam lá para fingir que estavam escutando. Não deram voz ao município que estava sendo cobrado, nós vamos pagar toda obra lá debaixo", disparou. A Prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), busca dialogar com o Estado com o objetivo de fazer com que a gratuidade seja para todos os mogianos. A chefe do Executivo afirmou que encaminhou um ofício ao governo estadual. Se a resposta não for positiva, Mara garantiu que a administração municipal entrará na Justiça. "Vamos lutar para toda a cidade. Temos conversado muito e vamos exigir. Dentro do que recebermos vamos fazer de tudo para que a cidade não seja punida pela falta de responsabilidade de quando foi assinado", afirmou a prefeita. Quem também não está satisfeito com a situação é o prefeito de Arujá, Luís Camargo (PSD). O chefe do Executivo entrou com recurso na Justiça contra o pedágio. "Nós pleiteamos a isenção do pedágio para as populações dos bairros envarados. Ele todo nos desagrada, até porque não existe uma contrapartida necessária entre a cobrança e a execução de obras. Remanescem apenas 1 km para concluir a duplicação em Arujá e prazo para isso ninguém passou até hoje. No obstante, sem passar prazo para execução da obra, sem definir o valor de cobrança. O free flow esta aí e começará a cobrança. Oficiamos a CNL e o governo, mas infelizmente não tivemos resposta. Se essa resposta não vir, a alternativa será uma ação judicial". Segundo o advogado especialista em Direito Público, Daniel Lamounier, uma consulta pública precisa ter a participação popular. "Cobrar pedágio é como se fosse uma tarifação direta, aumentando a carga tributária. A partir do momento que cobro é como se estivesse cobrando mais um tributo, pra compensar o Estado deveria reduzir o caixa e carga tributária, e e o povo se posicionar. Além da pressão popular, outras medidas judiciais que a população podem ser tomadas", explica o profissional. Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de SP (SPI), a concessão do Lote Litoral Paulista foi precedida de amplo diálogo com os gestores municipais da região e debate com a população por meio da realização de consulta e audiências públicas. "A concessão traz um pacote robusto de investimentos. Na SP-088 (Mogi-Dutra), por exemplo, as obras iniciais incluem pavimentação, iluminação, monitoramento 24 horas, atendimento médico com ambulâncias e infraestrutura de apoio ao usuário. E durante a concessão está previsto obras de duplicação e implantação de faixas adicionais em vários trechos, totalizando cerca de 9 km de melhorias. A concessão que inclui a rodovia Mogi-Dutra (SP-88), integra o programa de concessões rodoviárias do Governo de São Paulo, responsável por modernizar, ampliar a segurança e manter a qualidade das estradas. Com esse modelo, o Estado já concentra 9 das 10 melhores rodovias do país, segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte), sendo oito delas concedidas. Vale destacar que o contrato é claro ao afirmar que a cobrança só pode começar após a conclusão das obras prioritárias iniciais, que serão fiscalizadas pela Agência Reguladora (Artesp)." Rodovias do Alto Tietê recebem novo tipo de cobrança de pedágios a partir de novembro Assista a mais notícias do Alto Tietê